sexta-feira, 29 de maio de 2015

SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA


Maio, assim como dezembro, é um mês especial para os cristãos; é o mês de Maria, a Santíssima Virgem mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e nossa mãe também.
Durante o mês de maio e ao longo de todo o ano, a devoção à Maria leva milhões de pessoas a participarem de romarias e peregrinações a santuários marianos no Brasil e no mundo inteiro.
Tendo conhecido recentemente alguns dos mais importantes santuários marianos europeus, dividirei as maravilhas que vi e vivi postando alguns deles, iniciando com o Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, muitas vezes chamado carinhosamente apenas de Santuário de N.S. de Fátima.



Esse santuário, como indica o próprio nome, fica em Fátima, pequena cidade de Portugal que fica próxima à Lisboa.
É um dos centros religiosos mais estimados do mundo, onde três crianças testemunharam pela primeira vez a aparição de Nossa Senhora, a 13 de Maio de 1917.
Nesse dia, num local chamado a Cova da Iria, três crianças (Lúcia de Jesus, de 10 anos; Francisco e Jacinta Marto de 9 e 7 anos), que eram pastorinhos e estavam brincando após rezarem o terço, viram em cima de uma azinheira, Nossa Senhora com um terço nas mãos.
Ela apareceu outras vezes, durante cinco meses, no mesmo dia, no mesmo local e na mesma hora sempre pedindo orações, em especial a oração do Rosário.
No dia 13 de Outubro do mesmo ano,70 000 pessoas estavam reunidas para assistir à última aparição.De acordo com o relato dos peregrinos,enquanto as pessoas oravam, Nossa Senhora apareceu e realizou aquele que ficou conhecido por “Milagre do Sol”: "O Sol começou a girar velozmente como uma bola de fogo e a chuva intensa que até então tinha caído cessou e as roupas das pessoas ficaram milagrosamente secas".Ela disse que era a "Senhora do Rosário " e pediu que construíssem ali uma capela e que não ofendessem mais a Deus.
Atendendo ao pedido de Nossa Senhora, foi construída nesse local a Capelinha das Aparições e em 13 de outubro de 1921 foi celebrada a primeira missa. Essa modesta capela foi dinamitada e destruída por desconhecidos em março de 1922, sendo imediatamente reconstruída mantendo os traços de uma ermida popular.





Apesar de ser um lugar simples, é de uma beleza singela, porém imponente e cativadora, eu diria "Mariana”, já que podemos sentir na simplicidade da capela a maneira de ser de Nossa Mãe Maria e Sua imagem, localizada exatamente no lugar da primeira aparição, seqüestra nosso olhar e nos conduz à introspecção e oração.



A Cova da Iria foi sofrendo modificações ao longo do tempo. Em 1928 a construção da Basílica do Rosário foi iniciada, é um edifício do estilo neo-barroco projetada pelo arquiteto Gerard Van Kriecken, com mais de 70 metros de comprimento por 37 de largura e onde, em frente da sua fachada, foi instalada uma grande tribuna, com altar, presidência, ambão e bancos para os concelebrantes. No interior da imponente basílica encontram-se os túmulos dos pastorinhos videntes.
Em ambos os lados da basílica saem colunatas constituídas por 200 colunas e 14 altares, cada um deles com a representação de uma das estações da Via Sacra. No cume da torre sineira vemos uma coroa de bronze de 7000kg e acima dela uma cruz que permanece iluminada durante toda a noite.







 Interior da Basílica do Rosário



Restos mortais de Francisco:




Restos mortais de Jacinta e Irmã Lúcia.





Em 1932, um peregrino anônimo doou ao santuário um monumento com uma escultura em bronze dourado em louvor ao Sagrado Coração de Jesus. Foi colocado bem no centro do recinto de oração simbolizando a centralidade de Jesus na Mensagem de Fátima.





Como acontece em todos os lugares sagrados a que chamamos santuários, à Fátima afluem pessoas de todos os lugares do mundo para participarem das cerimônias religiosas, fazerem pedidos ou mesmo cumprirem promessas.
Uma dessas celebrações é a Procissão das Velas que acontece todo dia 13 de cada mês. Após a bênção das velas na Capelinha das Aparições e da recitação do Rosário, dá-se início a um pequeno percurso efetuado pela Virgem de Fátima acompanhada por milhares de peregrinos segurando velas acesas e entoando cânticos de louvor.







Além da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, das Colunatas e da Capelinha das Aparições, o Santuário de Fátima é composto também pela Esplanada do Rosário, onde vemos:

O recinto de oração. Espaço aberto, sem cobertura que acolhe os peregrinos, como se fosse uma imensa igreja.




Passarela utilizada pelos peregrinos para pagarem promessas atravessando o recinto de joelhos até a Capelinha das Aparições.


Mais próximos à Basílica de Nossa Senhora do Rosário vemos:

Presépio localizado em frente ao edifício da reitoria.



Ao lado da Capelinha das Aparições encontramos uma grande azinheira, árvore que com sua sombra serviu de abrigo aos videntes e peregrinos para rezarem o rosário, antes das aparições.




Visão lateral das colunatas com duas de suas estátuas de santos portugueses, santos fundadores de congregações religiosas e apóstolos da devoção de Nossa Senhora. Na frente das colunatas vemos o monumento dedicado à Jacinta e Francisco




No outro extremo do santuário encontramos:

A Cruz alta atual (havia uma antiga com 24 metros) foi erguida em 29/08/2007 é da autoria do artista Robert Schad, tendo 34 metros de altura, localizada em frente à Basílica da Santíssima Trindade.




Fachada da Basílica da Santíssima Trindade. A planta é circular por fora e quadrangular por dentro, existindo 12 portas laterais (uma dedicada a cada um dos apóstolos) e uma grande porta central, a Porta de Cristo.



Interior da Basílica da Santíssima Trindade, com 8.633 lugares sentados e 40.000 m², obra de autoria do arquiteto grego Alexandros Tombazis, inaugurada em 12/10/2007. A decoração é inspirada na arte bizantina e ortodoxa.
Altar com o crucifixo e painel de 50 metros de comprimento e 10 de altura, em terracota dourada. O ouro simboliza a santidade e fidelidade de Deus. Apresenta a Esposa do Cordeiro, São João Batista, apóstolos e anjos.




Crucifixo em bronze, sobreposto ao Cordeiro do painel, esculpido por Catherine Green (Irlanda).




Painel do altar à esquerda da cruz com Cristo, São João Batista e os apóstolos.



Painel do altar à direita da cruz com Cristo estão a Mãe de Deus com Jacinta, Francisco e a Irmã Lúcia.




Imagem de Nossa Senhora de Fátima com os braços abertos e deixando ver seu Imaculado Coração e o Rosário.Obra de Benedetto Pietrogande (Itália)




Capela da Reconciliação dedicada à celebração do Sacramento da Reconciliação (confissão) e a estátua do Papa São Joao Paulo II, autoria de Czeslaw,polonês como o Papa.




Escadas para o corredor dedicado aos apóstolos Pedro e Paulo (Galilé de São Pedro e São Paulo) que fica no piso subterrâneo. Esse corredor dá acesso a várias Capelas: da Reconciliação, da Morte de Jesus, da Ressurreição de Jesus e do Santíssimo Sacramento.




Se secção do Muro de Berlim situada junto à capela (símbolo do fim do Comunismo, revelado como um dos segredos de Fátima)



Capela do Lausperene onde o Santíssimo Corpo de Cristo na Hóstia Consagrada permanece permanentemente exposto para adoração.



quarta-feira, 27 de maio de 2015

SANTUÁRIOS DE ROMA: BASÍLICA DE SÃO PEDRO/ VATICANO

A imponente e linda Basílica de São Pedro, maior igreja do cristianismo, está localizada no estado do Vaticano. É considerada o maior e mais importante santuário católico e é um dos locais mais visitados do mundo.Foi construída , com o objetivo de honrar o primeiro Papa da igreja,o apóstolo Pedro.

Simão Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, assumiu a liderança do grupo após a crucificação do mestre. Com isso, Pedro deu início a uma igreja, quando,após ministério de 30 anos veio para Roma  e evangelizou grande parte da população local.
Foi crucificado no ano de 64, durante o governo do imperador Nero, sendo seus restos mortais enterrados na colina do Vaticano e seu túmulo recebeu como marcação, uma simples pedra vermelha.

Trezentos anos depois, o imperador Constantino ordenou a construção de uma pequena basílica exatamente no local onde estava o túmulo de Pedro. Construída no local onde existiu o Circo de Nero, foi projetada inicialmente por Donato Bramante e erguida sob a forma de uma cruz grega, após sua morte o projeto foi modificado para a forma de cruz latina. Em função do exílio dos papas em Avignon( França) durante a idade média, a basílica ficou praticamente abandonada.

No século XVI, o Papa Júlio II decidiu reconstruir a basílica que recebeu contribuições de artistas e arquitetos famosos, alguns dos mais renomados da história da humanidade como: Rafael, Sangallo, Michelangelo e Bernini.

Essa nova construção,que demorou 150 anos para seu término e só aconteceu no papado de Pio VI, é considerada o maior projeto arquitetônico de sua época.
A Basílica de São Pedro é um dos locais mais visitados do cristianismo. Localizada na Praça de São Pedro, tem no seu interior 11 capelas e 45 altares.

Embora a maioria das cerimônias papais seja realizada nessa basílica, devido à sua dimensão, pela proximidade com a residência do papa e pela localização privilegiada no Vaticano, ela não é a catedral, não é a sede de um bispo. A verdadeira sede oficial do papado é a Basílica de São João de Latrão que fica fora do Vaticano e contém o trono papal.
Abaixo do altar principal da basílica fica o túmulo de São Pedro e, como é considerado o primeiro papa da igreja católica, muitos de seus sucessores também têm sido enterrados nesse lugar sagrado.

A fachada da Basílica de São Pedro é majestosa. Foi terminada em 1614, com a colocação na balaustrada superior das treze estátuas que representam Cristo ressuscitado, São João Baptista e os onze Apóstolos.




Como acesso ao seu interior a basílica tem 5 portas de bronze, decoradas com relevos bíblicos do século 15,entre elas a porta santa que é aberta pelo Papa para marcar simbolicamente o início de um Ano Santo.

 Porta Santa



Porta de Bronze


O interior da Basílica de São Pedro é ricamente ornamentado com obras-primas dos maiores nomes do Renascimento e do Barroco (séculos 15, 16 e 17) um período que viu o ápice da criatividade de mestres como Bernini e Michelangelo como:

A “Pietá” de Michelangelo Buonarroti, esculpida em mármore, nos mostra a Virgem Maria segurando seu filho Jesus Cristo após a crucificação. É uma obra que além da beleza emociona quando olhamos e observamos que Maria, apesar estar sentada sob o peso da dor, conserva no rosto a placidez de quem confia e aceita plenamente o plano de Deus.




A cadeira de São Pedro fica dentro de um compartimento de bronze,é sustentada por quatro santos e sobre ela vemos a figura de uma pomba representando o Espírito Santo. Foi construída e projetada por Gian Lorenzo Bernini, tem sido usada pelos papas no exercício de sua autoridade máxima na igreja.


Perto do altar principal temos a imagem de São Pedro esculpida em bronze,sentado em sua cadeira, segurando as 2 chaves do céu na mão esquerda e abençoando os fieis com a mão direita.


O altar papal localizado acima do túmulo de São Pedro e abaixo da cúpula principal, foi criado por Bernini e é um extraordinário baldaquino barroco.Tem 30 metros de altura,possui 4 colunas retorcidas de bronze,muitos detalhes dourados e um globo e uma cruz no topo.



Ao redor do altar principal vemos nichos com santos do catolicismo ligados à Paixão de Jesus Cristo.



O túmulo de João Paulo II se encontra na capela de São Sebastião numa linda lápide de mármore com a inscrição "Santus Ioannes Paulus”.


 A cúpula da Basílica de São Pedro é a obra impressionante de Michelangelo como arquiteto. A sua construção iniciada por Donato Bramante foi retomada, entre outros, por Antonio da Sangallo e Rafael, sendo finalmente entregue a Michelangelo pelo papa Júlio II, em 1.546.

 Visão interna.

 

Visão externa.


O chão também é ricamente decorado com brasões da igreja.


Apresento agora Praça de São Pedro. É considerada uma das melhores criações de Bernini.É a porta de entrada para se chegar à Basílica de São Pedro.
Inicialmente era apenas uma grande área retangular onde ficava o obelisco e uma fonte. A pedido do Papa Alexandre VII, Bernini projetou um amplo espaço delimitado por duas laterais com quatro enormes fileiras de altas colunas dóricas simbolizando um grande abraço maternal da “Igreja Mãe recebendo e acolhendo os fiéis.



No centro da praça vemos extraordinário obelisco,coberto de inscrições egipcias com 40 metros de altura.Esse monumento veio do Egito e na reformulação da praça foi mantido por estar próximo ao local do martírio do apóstolo Pedro.No alto está uma cruz simbolizando o triunfo da Santa Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e no seu interior tem um dos pedaços originais da cruz de Jesus colocado a pedido do Papa Sisto V.
Nas laterais da praça temos duas fontes, uma delas colocadas posteriormente por Bernini em 1675.



Obelisco


Fonte



São Pedro


Colunatas


Vemos também a imagem da Virgem Maria no bizel do chamado Palácio do mordomo, à direita da praça.
Em 8 de Dezembro de 1881, João Paulo II abençoou o mosaico da “Mater Ecclesiae”, também chamada da columna, porque é cópia de uma representação pintada no interior da Basílica de São Pedro.
 Momentos antes de benzer a imagem, o Papa pronunciou estas palavras: - Agora irei benzer a imagem de Nossa Senhora "Mãe da Igreja", manifestando o desejo de que todos os que vierem a esta Praça de São Pedro elevem a Ela o olhar, para lhe dirigirem, com sentimento de filial confiança, a sua saudação e a sua oração.