quarta-feira, 10 de junho de 2015

CAPELA NOSSA SENHORA DA MEDALHA MILAGROSA (CHAPELLE NOTRE - DAME DE LA MÉDAILLE MIRACULEUSE)


Paris é conhecida como a "Cidade Luz" porque durante séculos as mentes mais iluminadas nas diversas áreas das artes eram atraídas para Paris,o que a tornou o maior centro de artes do mundo.Vieram para Paris Van Gogh,Picasso,Santos Dumont,Chopin entre outros .

E foi nessa extraordinária cidade que a Virgem Maria ( Nossa Senhora das Graças) ,no dia 18 de julho de 1830 apareceu a Catarina Labouré,considerada pelos franceses a "Mensageira do Céu".


Nessa época Catarina,que era apenas uma noviça de 24 anos do convento das Filhas da Caridade,congregação fundada por São Vicente de Paulo, foi acordada por um anjo e encaminhada por ele até a capela para um encontro com Maria.Na capela Nossa Senhora anuncia à Catarina os acontecimentos que viriam sobre o mundo e sobre a França.


Quatro meses mais tarde,em 27 de novembro,Catarina tem outra visão (nossa Senhora vestida de branco, apoiada numa metade de globo,pisando uma serpente) é encarregada de transmitir uma mensagem:"Fazei cunhar uma medalha conforme o modelo que lhe apresento.As pessoas que a trouxerem com confiança receberão muitas graças,assim  virgem Maria se apresentou como Nossa Senhora das Graças.

Catarina conta ao seu confessor o que aconteceu,este não acredita e pede-lhe para esquecer as visões.Inicialmente ela obedece,mas depois uma voz interior a pressiona a insistir com Padre Aladel que termina pedindo conselho ao arcebispo de Paris que lhe responde:"Que se divulgue esta medalha simplesmente.Julga-se a árvore pelos seus frutos "

O arcebispo ordenou a cunhagem de duas mil medalhas, ocorrida em 20 de junho de 1832. Desde então a devoção à medalha, sob a invocação de Santa Maria da Medalha Milagrosa, não cessou de crescer. Catarina nunca divulgou as aparições, salvo pouco antes da morte, autorizada pela própria Maria Imaculada. 

Esse sinal de Deus ocorreu num período histórico que passava por profundas perturbações.Em fevereiro de 1832, uma terrível epidemina de cólera em Paris provocou mais de 20.000 mortos! As Filhas da Caridade começam a distribuir, em junho, as 2.000 primeiras medalhas cunhadas a pedido do Pe Aladel.
As curas multiplicam-se, bem como as proteções e conversões e os parisienses passam a chamar a medalha de "Milagrosa "


No outono de 1834 já havia mais de 500.000 medalhas distribuídas.Em 1835 mais de um milhão no mundo inteiro e em 1839 são dez milhões de exemplares. À morte de Irmã Catarina, em 1876, contam-se mais de um bilhão de medalhas em todas as partes do mundo e todos aqueles que portam uma delas com confiança,tem suas preces atendidas.

Irmã Catarina morreu em 1876, aos 70 anos, no mesmo local onde trabalhara por 46 anos (o hospice de Reuilly). Somente às vésperas da sua morte é que as outras noviças descobrem que foi ela que viu Nossa Senhora. Ela foi canonizada em 1947.


Na medalha,Nossa Senhora está sobre o globo terrestre, esmagando com os pés a cabeça de uma serpente. As mãos estendidas projetam feixes de luz, símbolo das graças que quer derramar sobre seus filhos. Em torno da Virgem há a inscrição "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós". 


No verso da Medalha, está o monograma de Maria, em cima uma cruz e em baixo dois corações: o de Jesus cercado por espinhos, o de Maria transpassado por uma espada. Em torno, uma coroa de 12 (doze) estrelas.




Após as aparições de 1830, o convento recebe uma onda de noviças e tem que ser ampliado. Em 1849, a capela é reformada e nos anos seguintes sofre outras modificações. No centenário das aparições, em 1930, a igreja é quase totalmente modificada e adquire a aparência que vemos hoje.

A Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa fica na Rua du Bac,140 , Paris.A Capela fica à direita no átrio que vemos ao fundo.





Placa de Localização  da Casa das Filhas da Caridade à direita do portão de entrada.


.




Placa de localização da Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa à esquerda  do portão de entrada.





Para chegarmos à capela passamos por um amplo pátio onde encontramos:
Escultura de São Vicente de Paulo, chamado "Pai dos Pobres", fundador  da Companhia das Filhas da Caridade .




Escultura de Santa Luísa de Marillac, co-fundadora da Companhia das Filhas da Caridade ,que   antes foi esposa e mãe e na viuvez encontrou o Padre Vicente e resolveu se doar a Deus e ao serviço aos pobres e aos doentes



Entre os dois fundadores das Filhas da Caridade vemos murais de pedra onde estão escritas a vida de Santa Catarina e a história das aparições em forma de páginas de um livro. Aparece aí inclusive um milagre a ela atribuído, por ocasião do incêndio do prédio do Supermercado Bon Marché, situado no mesmo quarteirão. A destruição da quadra foi completa, mas a Capela e o Convento das Filhas da Caridade ficaram intactos.



No pátio, encontramos também uma pequena loja de livros, folhetos, terços e medalhas. Padres e irmãs de caridade (inclusive uma brasileira) se revesam, abençoando os visitantes e as medalhas e terços ali comprados.

A Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa ,toda em tons de azul,bege e ouro, é linda além de super acolhedora,um lugar de muita paz, muita luz ,onde a espiritualidade é quase palpável. É conhecida como local  de peregrinação  atraindo  inúmeros fiéis, vindos do mundo inteiro, desejosos de um momento de recolhimento e da proteção da Virgem Maria,sendo uma das igrejas mais visitadas de Paris, principalmente pelos brasileiros.
Na nave central da capela,ao fundo vemos o altar-mor,o sacrário,a Virgem dos Raios e acima o Arco Triunfal em afresco representando cenas da primeira aparição: Nossa Senhora sentada,comunicando uma missão à Irmã Catarina,que está ajoelhada apoiando as mãos sobre seus joelhos.Esse afresco  em vários tons de  azul é muito lindo ,é uma das primeiras obras de André Mériel Bussy,da Escola de Belas Artes de Paris.




Após o altar vemos a Virgem dos Raios representando a segunda aparição, quando Catarina após ver Maria com os pés apoiados num meio globo ,trazendo na mão um globo dourado,viu em seguida a Santíssima Virgem de forma diferente,agora com anéis nos dedos ,cobertos de pedras preciosas que lançavam raios.Nesse momento Catarina  ouviu :"Estes raios são o símbolo das graças que derramo sobre as pessoas que a mim pedem"

Nessa estátua do escultor Maldiney a cabeça da Virgem Maria tem uma coroa e uma auréola de 12 estrelas simbolizando que Maria é a mãe da Igreja fundada sobre os doze apóstolos.

Tanto o altar quanto a estátua de Maria foram esculpidos em dois blocos de mármore provenientes da reserva da Ilha dos Cisnes (Paris), doados pelo governo em agradecimento pela abnegação das irmãs durante o surto do cólera em 1832.

O sacrário,o único elemento que não mudou, data do século XVII ou XVIII .É em prata dourada,em forma de templo grego.Na sua porta tem esculpida a Natividade e uma estrela,nas laterais vemos colunas de mármore,acima um anjo que leva a Cruz e no alto um crucifixo de marfim que foi entronizado em 1850.



À direita do altar-mor encontramos o altar de São José,erguido em 1914.Nesse lugar,antes das aparições, Irmã Catarina viu o coração de São Vicente de Paulo em três cores diferentes.

À direita do altar de São José temos a Capela de Santa Luísa de Marillac, onde vemos uma urna de bronze dourado que guarda as relíquias de Santa Luísa.Vemos no alto da urna um escudo esmaltado com o selo da Companhia ,o coração inflamado de Cristo.
O mosaico ilustra o Espírito Santo,com uma auréola resplandecente e descendo Dele saem raios de ouro entre dois anjos adoradores,como para envolver Santa Luísa com sua luz.Esse mosaico faz memória de um acontecimento da vida de Luísa : durante a festa de Pentecostes de 1623,Luísa estava muito nervosa com a doença do marido e foi consolada pelo Espírito Santo que lhe anuncia sua futura missão.

À esquerda do altar-mor vemos a estátua em mármore de Carrara (Itália) da Virgem do Globo             ( autoria de Real del Sarte) ,tal como Catarina a viu durante o início da segunda aparição e na ocasião escutou: " Este Globo representa o mundo inteiro,particularmente a França e cada pessoa em particular". A Virgem aqui está colocada em um belo mosaico ( Ateliê de Mauméjean) também de fundo azul,rodeado de belos lírios.

Abaixo da Virgem do Globo vemos um precioso altar,com a frente de ônix ladeado de colunas de lazulita (pedra azul) , encaixadas em bronze dourado.À frente desse altar temos a urna de vidro, contendo o corpo de Santa Catarina que foi encontrado intacto por ocasião da sua exumação em 1933,ano da sua beatificação.O hábito que Santa Catarina está vestindo é o mesmo que as Filhas da Caridade usaram até 1964. Em 27 de julho de 1947,Irmã Catarina foi canonizada por Pio XII e denominada "Santa do Silêncio ".

Mais à esquerda,no extremo oposto da Capela de Santa Luísa,encontramos a  Capela São Vicente de Paulo.Atrás da estátua de São Vicente ( casa Raff/1930) vemos um lindo mosaico de Mauméjean representando as chamas da caridade.Dois anjos levam os escudos das Filhas da Caridade e dos Padres da Missão.À frente de São Vicente vemos um relicário dourado que guarda o coração do santo "apóstolo da caridade". Esta relíquia havia sido guardada em Turim,durante a revolução,depois foi levada para a Catedral de Lyon e em 1947 chegou à rue du Bac. À frente do altar fica a cadeira que foi usada por Nossa Senhora na primeira aparição.

No lado direito da capela, a Via-Sacra é representada em mármore de Carrara. Na parede esquerda, medalhões lembram dois episódios vividos pelas freiras durante a Revolução Francesa: no primeiro, quatro religiosas são levadas para a guilhotina. No segundo, duas irmãs se preparam para serem fuziladas.

Quando comecei a organizar minha viagem à Paris o primeiro lugar que entrou no meu roteiro de lugares a serem conhecidos foi a Capela da Medalha Milagrosa.Visitá-la foi uma emoção muito grande e ,como era semana santa ,ainda tive o privilégio de assistir a uma missa linda o que tornou esta emoção ainda mais intensa.
Sou mílite e voluntária da Milícia da Imaculada há 8 anos,rezo o terço na Rádio Imaculada e o Terço da Misericórdia na TV Imaculada,ambos em Campo Grande/MS , e desde então Nossa Senhora das Graças tornou-se minha companheira inseparável nessa jornada de evangelização.
Para quem não conhece a Milícia da Imaculada vou tentar discorrer de forma resumida sobre esse maravilhoso projeto de Deus. Milícia da Imaculada foi fundada em 16 de outubro de 1917, em Roma, Itália. É uma Associação Pública de Fiéis Internacional, que tem como objetivo: “Conquistar o mundo inteiro a Cristo através da Imaculada”, como idealizou São Maximiliano Kolbe, nosso fundador.
São Maximiliano Kolbe, ao fundar a Milícia da Imaculada, escolheu a Medalha Milagrosa como seu distintivo e cada mílite a carrega no peito como meio eficaz de alcançar muitas graças para todos que se consagram à Maria e como instrumento poderoso para a conversão dos pecadores.
A Imaculada prometeu derramar muitas graças sobre aqueles que levam consigo a Sua medalha, por isso os membros da MI utilizam a medalha como “balas” (de munição) na luta de conquistar as almas à Imaculada, seguros de que "quanto mais sincera e profundamente o reino da Imaculada tome posse do mundo, tanto mais isto se transformará em um Paraíso sobre a terra.” (Escritos de São Maximiliano – SK 1046)


Este artigo é um presente que eu deixo para meus irmãos na fé especialmente para os que são mílites e como eu fazem parte do "exército da Imaculada".Convido os que ainda não são a entrarem no site da Milícia da 
Imaculada e conhecerem esse projeto que utiliza modernos meios de comunicação como instrumento de evangelização.




"A medalha não é somente um dom a acolher mas também uma tarefa a cumprir . Maria nos chama a ser,não distribuidores de medalha,mas a irradiar o seu sorriso,a difundir a luz do Ressuscitado.Oferecer a Medalha é uma ocasião de ir ao encontro do outro à maneira de Maria e de Jesus ( Ane Prévost/2005 ).

Jaculatória da Medalha milagrosa : " Ó Maria concebida sem pecado,rogai por nós que recorremos a Vós e por todos quantos não recorrem a Vós, especialmente pelos inimigos da Santa Igreja e por todos quantos são a Vós recomendados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário