segunda-feira, 3 de agosto de 2015

IGREJA DE SANTA MARIA MADALENA (L'ÉGLISE SAINTE-MARIE-MADELEINE) PARIS



Dia 22 de julho é dia de Santa Maria Madalena.

Entre as igrejas que conheci em Paris, a igreja dedicada a Santa Maria Madalena (L’Église Sainte-Marie-Madeleine), foi a que mais me surpreendeu. Ao entrar nessa igreja, fiquei encantada já que o seu exterior parece mais um templo romano com suas 52 colunas coríntias. Bonita, aconchegante e elegante se é que podemos usar esse termo para uma igreja, muito luxuosa, com muito mármore Carrara e dourado. Senti apenas que poderia ser melhor iluminada, o que realçaria mais sua beleza e permitiria fotos de melhor qualidade.

Pesquisando a história da Madeleine, encontramos a explicação para esse estilo neoclássico inspirado em templos romanos em sua arquitetura externa. Ela foi inicialmente planejada, a pedido de Napoleão Bonaparte, como Templo de Glória do Grande Exército napoleônico.

Com a conclusão do Arco do Triunfo em 1808, a igreja perdeu seu papel comemorativo. Depois da queda do imperador e com a reação católica durante a Restauração, o Rei Luís XVIII determinou que o edifício seria usado como uma igreja. Foi consagrada como igreja em 1842, sendo hoje afiliada a uma abadia beneditina, com missas diárias, concertos e os casamentos mais elegantes de Paris são realizados nela.



Externamente apresenta fachada e laterais em estilo neoclássico.  Após a colunata da fachada vemos uma enorme porta de bronze cujos baixos relevos representam os Dez Mandamentos.




Na escadaria da entrada principal, encontrei uma cruz montada com folhagens. Acredito que, como era início da Semana Santa, seria usada posteriormente em alguma cerimônia religiosa da própria igreja ou mesmo, estava ali para nos recordar a Cruz de Cristo.O frontão da fachada é decorado com um relevo do Juízo Final esculpido por Lemaire.






Lateral da igreja com suas imensas colunas e nichos com santos. A igreja fica na elegante Place de Madeleine que é uma referência em matéria de gastronomia em Paris e onde podemos encontrar também as mais cobiçadas lojas de luxo.




Internamente vemos na igreja:

Uma única nave com três cúpulas ricamente adornadas com decoração inspirada por artistas da Renascença.




Na ampla nave encontramos muitas obras de renomados artistas do século XIX.




Atrás do altar-mor vemos uma escultura de Charles Marochetti mostrando Santa Maria Madalena sendo levada para o céu por dois anjos.



Sobre o altar vemos a meia cúpula com afresco de Jules-Claude Ziegler, intitulado “ A História do Cristianismo” (Cristo entre os apóstolos apresentando figuras-chave da religião cristã). 





Vemos também um grande mosaico que descreve Cristo Ressuscitado triunfante entre santos, projetado por Charles-Joseph Lameire em 1888.





Na entrada da igreja encontramos, em mármore carrara:

Capela Casamento da Virgem, de James Pradier (1843).



Capela o Batismo de Cristo, de François Rude (1843).




Outras preciosidades:

Púlpito ladeado por escadas e colunas.




Maravilhoso órgão construído por Aristide Cavaillé-Coll, considerado um dos melhores de Paris.




Nossa Senhora de Lourdes.



Pia Batismal em mármore rosa.













Nenhum comentário:

Postar um comentário