Evangelho do dia – Pão da vida!
Quarta-Feira, 25 de fevereiro de 2015 - 1ª Semana da Quaresma
Lucas 11,29-32
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 29 quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30 Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31 No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32 No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”. - Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.
Reflexão
Quantas pessoas ao nosso redor e, às vezes, nós mesmos, vivemos sem foco, sem rumo, perdidos(as) num grande vazio de sentido... E neste vazio de sentido da própria vida não crescemos numa espiritualidade consistente. Andamos a procura de algo que não sabemos o que, precisamente... Andamos atrás de sinais e não conseguimos ver a Jesus Cristo como o maior sinal de Deus para nós. Em Cristo deixamos de ser insignificantes. Portanto, encontrá-Lo é encontrar o sentido pleno da vida. Buscar Cristo é uma questão de fé. E, como sabemos, para quem crê, não se faz necessário nenhum sinal. Para quem não crê, sinal algum é suficiente. Quando a insensatez toma conta do nosso coração humano, nem Deus parece ter mais sentido em nossas vidas. Isso é muito perigoso... Não querer escutar Jesus e não querer encontrar caminhos de conversão e vida nova pode ser o inicio de um autoaniquilamento. Precisamos superar toda resistência interior que nos mantém escravos do orgulho e da vaidade. Jesus será sempre maior do que Salomão e do que Jonas... Portanto, Ele ainda tem muito a nos dizer...
Oração
Senhor Jesus, dádiva maior do amor de Deus para comigo, derrama sobre mim os dons preciosos do Teu Espírito Santo para que eu consiga ver, diariamente, os sinais maravilhosos da Tua intervenção no mundo em que vivo. Sintoniza meu coração incrédulo, que tantas vezes corre atrás de espetáculos de fé para sentir fortemente Tua presença real em minha vida. Quebra, Jesus, minha arrogância e meu orgulho que me impedem de ver e sentir Tua presença nos acontecimentos cotidianos. Derrama sobre mim o gosto pelo estudo e aprofundamento das coisas sagradas. Arranca do meu coração a superficialidade espiritual que me mantém aprisionado(a) em conceitos e atitudes ultrapassadas. Sê Tu, Jesus, o maior milagre que dá o sentido e sabor ao meu existir. Que o meu encontro contigo me torne uma pessoa cada vez mais aberta e disponível para à graça santificante que transforma. Amém.
Bênção
- Deus te abençoe e te guarde. Amém.
- Ele te mostre a sua face e se compadeça de ti. Amém.
- Volte para ti o seu olhar e te dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-te Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
-----------------------------------------------------
Desejo-te um dia de muito crescimento na espiritualidade que faz ver Jesus como o maior sinal.
Aceita meu forte abraço e minhas preces.
Padre Renato dos Santos - Salesiano de Dom Bosco.
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015
Quaresma: tempo de jejum,oração e boas ações.
É um tempo de conversão, tempo para nos prepararmos para a páscoa, reconhecermos e nos arrependermos dos nossos pecados e tempo de mudar o que nos impede de vivermos mais próximos de Cristo. Como o próprio nome sugere, a quaresma dura 40 dias; começa na quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos.
De maneira semelhante ao povo de Israel, que partiu durante quarenta anos pelo deserto para ingressar na Terra Prometida, nós que somos a igreja, o novo povo de Deus, devemos nos preparar durante quarenta dias para a celebração da páscoa.Embora seja um tempo penitencial, não deve ser um período de tristeza, trata-se de uma época especial de purificação e de renovação da vida cristã para podermos participar com maior plenitude e gozo do mistério pascal do Senhor.
Durante esse período, a cor litúrgica é o roxo, que significa luto e penitência. É um período de reflexão, jejum,oração e de caridade, em preparação para a páscoa de Jesus.
Na Quaresma, Cristo nos oportuniza a mudança de vida e a igreja nos convida a viver esse tempo como um caminho à Jesus Cristo, refletindo a palavra de Deus, orando, compartilhando essa palavra e praticando caridade.
Por isso, a Quaresma é o tempo especial do perdão e da reconciliação fraterna no qual podemos e devemos expulsar do nosso coração o ódio, o rancor, a inveja, tudo o que se opõe ao nosso amor à Deus e ao próximo. Nesse tempo, aprendemos a voltar nosso olhar e nosso coração para a cruz de Cristo e, dessa maneira, aprendemos também a tomar nossa cruz com mais tranquilidade,esperança e confiança.
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
Santa Escolástica:a santa que nos protege durante tempestades
Hoje nós católicos celebramos Santa Escolástica, gêmea de São Bento e fundadora do primeiro mosteiro feminino ocidental .
Escolástica nasceu em Nórcia, região central da Itália em 480. Consagrou-se a Deus com voto de castidade ainda jovem, antes mesmo do irmão. Inspirada por São Bento, Escolástica criou a Ordem das Beneditinas com um pequeno grupo de jovens consagradas. O nome foi em homenagem ao seu irmão que incentivou e elaborou as regras da comunidade.
Nos escritos do santo papa Gregório Magno, há relatos de que os irmãos se encontravam uma vez por ano, na Páscoa, para manterem o espírito de mortificação e elevação da experiência espiritual.Num desses encontros,quando Bento resolveu partir, Escolástica lhe pediu que ficasse para passar a noite. Bento negou dizendo que deveria ir para suas obrigações. Escolástica se pôs a rezar com tanto fervor que uma grande tempestade, com raios e chuva forte, se apoderou do local. Bento e seus companheiros tiveram de ficar e os dois irmãos puderam conversar a noite inteira e esta foi a última vez que os dois se viram.
Após três dias do ocorrido, São Bento soube da morte da irmã e, enquanto rezava olhando para o céu, viu a alma dela em forma de pomba penetrando no céu.Escolástica morreu em 10 de Fevereiro de 547 e após 40 dias São Bento faleceu. Escolástica foi considerada a primeira monja beneditina e Santa, pela Igreja.
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015
Santa Josefina Bakhita a "Madre Morena"
8 de fevereiro a igreja católica comemora o dia de Santa Bakhita, a primeira santa africana.
Ela nasceu no Sudão,foi várias vezes vendida como escrava e sofreu muito até ser comprada por um cônsul italiano, que a libertou e a tratou sempre de forma carinhosa e cordial. Retornando para a Itália ,o cônsul levou Bakhita consigo e,durante a viagem,entregou-a a uma família que morava em Veneza.
Os negócios desta família na África,exigiam que retornassem,o casal então confiou -sua filha e Bakhita às irmãs da Congregação de Santa Madalena de Canossa,também em Veneza.Neste convento ela conheceu o evangelho ,e quando o casal retornou da África, ficou no convento e em 1890 ,com vinte e um anos foi batizada recebendo o nome de Josefina.As irmãs a estimavam pela generosidade,bondade e pelo seu profundo desejo de tornar Jesus conhecido:"Sedes boas,amem à Deus,rezai por aqueles que não O conhecem.Se soubésseis que grande graça é conhecer a Deus".
Com o passar do tempo ficou doente mas continuou a oferecer seu testemunho de fé : " Vou devagar,passo a passo,porque levo duas grandes malas:numa vão meus pecados, e na outra,muito mais pesada ,os méritos infinitos de Jesus.Quando chegar ao céu,abrirei as malas e direi a Deus:"Pai eterno agora podes julgar. E a São Pedro:" Fecha a porta,porque fico".
Oração à Santa Josefina Bakhita
Ó Santa Josefina Bakhita, que, desde menina, foste enriquecida por Deus com tantos dons e a Ele correspondeste com todo o amor, olha por nós.
Intercede junto ao Senhor para que cresçamos no Seu amor e no amor a todas as criaturas humanas, sem distinção de idade, de raça, de cor ou de situação social.
Que pratiquemos sempre, como tu, as virtudes da fé, da esperança, da caridade, da humildade, da castidade e da obediência.
Pede, agora, ao Pai do Céu, oh Bakhita, as graças que mais preciso, especialmente (pedido).
Amém.
Intercede junto ao Senhor para que cresçamos no Seu amor e no amor a todas as criaturas humanas, sem distinção de idade, de raça, de cor ou de situação social.
Que pratiquemos sempre, como tu, as virtudes da fé, da esperança, da caridade, da humildade, da castidade e da obediência.
Pede, agora, ao Pai do Céu, oh Bakhita, as graças que mais preciso, especialmente (pedido).
Amém.
Assinar:
Postagens (Atom)