Hoje nós católicos celebramos Santa Escolástica, gêmea de São Bento e fundadora do primeiro mosteiro feminino ocidental .
Escolástica nasceu em Nórcia, região central da Itália em 480. Consagrou-se a Deus com voto de castidade ainda jovem, antes mesmo do irmão. Inspirada por São Bento, Escolástica criou a Ordem das Beneditinas com um pequeno grupo de jovens consagradas. O nome foi em homenagem ao seu irmão que incentivou e elaborou as regras da comunidade.
Nos escritos do santo papa Gregório Magno, há relatos de que os irmãos se encontravam uma vez por ano, na Páscoa, para manterem o espírito de mortificação e elevação da experiência espiritual.Num desses encontros,quando Bento resolveu partir, Escolástica lhe pediu que ficasse para passar a noite. Bento negou dizendo que deveria ir para suas obrigações. Escolástica se pôs a rezar com tanto fervor que uma grande tempestade, com raios e chuva forte, se apoderou do local. Bento e seus companheiros tiveram de ficar e os dois irmãos puderam conversar a noite inteira e esta foi a última vez que os dois se viram.
Após três dias do ocorrido, São Bento soube da morte da irmã e, enquanto rezava olhando para o céu, viu a alma dela em forma de pomba penetrando no céu.Escolástica morreu em 10 de Fevereiro de 547 e após 40 dias São Bento faleceu. Escolástica foi considerada a primeira monja beneditina e Santa, pela Igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário