quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Quaresma: tempo de jejum,oração e boas ações.

É um tempo de conversão, tempo para  nos prepararmos para a páscoa, reconhecermos e nos arrependermos dos nossos pecados e tempo de mudar o que nos impede de vivermos mais próximos de Cristo. Como o próprio nome sugere, a quaresma dura 40 dias; começa na quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos.
De maneira semelhante ao povo de Israel, que partiu durante quarenta anos pelo deserto para ingressar na Terra Prometida, nós que somos a igreja, o novo povo de Deus, devemos nos preparar durante quarenta dias para a celebração da páscoa.Embora seja um tempo penitencial, não deve ser um período de tristeza, trata-se de uma época especial de purificação e de renovação da vida cristã para podermos participar com maior plenitude e gozo do mistério pascal do Senhor.
Durante esse período, a cor litúrgica é o roxo, que significa luto e penitência. É um período de reflexão, jejum,oração e de caridade, em preparação para a páscoa de Jesus.
Na Quaresma, Cristo nos oportuniza a mudança de vida e a igreja nos convida a viver esse tempo como um caminho à Jesus Cristo, refletindo a palavra de Deus, orando, compartilhando essa palavra e praticando caridade. 
Por isso, a Quaresma é o tempo especial do perdão e da reconciliação fraterna no qual podemos e devemos expulsar do nosso coração o ódio, o rancor, a inveja, tudo o que se opõe ao nosso amor à Deus e ao próximo. Nesse tempo, aprendemos a voltar nosso olhar e nosso coração para a cruz de Cristo e, dessa maneira, aprendemos também a tomar nossa cruz com mais tranquilidade,esperança e confiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário